Referência: Sead.ufscar.br/ead
Educação a Distância
A educação a distância vem
crescendo rapidamente em todo o mundo. Incentivados pelas possibilidades
decorrentes das novas Tecnologias da Informação e das Comunicações –
TICs e por sua inserção em todos os processos produtivos, cada vez mais
cidadãos e instituições veem nessa forma de educação um meio de
democratizar o acesso ao conhecimento e de expandir oportunidades de
trabalho e aprendizagem ao longo da vida.
De forma simples, educação a distância significa
educação independente de distâncias. Assim, considera-se que a
diferença básica entre educação presencial e a distância está no fato de
que, nesta, o aluno constrói conhecimento – ou seja, aprende e
desenvolve competências, habilidades, atitudes e hábitos relativos ao
estudo, à profissão e à sua própria vida, no tempo e local que lhe são
adequados, não com a ajuda em tempo integral da aula de um professor,
mas com a mediação de professores (orientadores ou tutores), atuando ora
a distância, ora em presença física ou virtual, e com o apoio de
sistemas de gestão e operacionalização específicos, bem como de
materiais didáticos intencionalmente organizados, apresentados em
diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou
combinados, e veiculados através dos diversos meios de comunicação.
O compromisso ético daquele que educa a
distância é o de desenvolver um projeto humanizador, capaz de livrar o
cidadão da massificação, mesmo quando dirigido a grandes contingentes.
Para isso, é preciso ter como foco a aprendizagem do aluno e superar a
racionalidade tecnológica que valoriza meios em detrimento dos fins.
A superação da racionalidade
tecnológica, todavia, exige domínio das linguagens e tecnologias e
abertura para a mudança de modelos “presenciais”, no que diz respeito a
aspectos culturais, pedagógicos, operacionais, jurídicos, financeiros,
de gestão e de formação dos profissionais envolvidos com a preparação e
implementação dos cursos a distância.
O desafio de educar e educar-se a
distância é grande, por isso apresentamos, abaixo, referenciais que
orientam alunos, professores, técnicos e gestores na busca por maior
qualidade dessa forma de educação ainda pouco explorada no Brasil.
Espera-se que os referenciais sugeridos
a seguir possam colaborar na construção de cursos e disciplinas a
distância de qualidade.
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